Projecto Lado-a-lado

lado a lado

Numa época onde a crise social e económica que o país atravessa se faz reflectir essencialmente nas camadas mais desfavorecidas da população, afectando essencialmente o rendimento das famílias da classe média e em particular aquelas que tem jovens a frequentar o ensino superior e numa época em que existe um tendencial crescimento de idosos que vivem sozinhos na mais profunda solidão, o pelouro da Acção Social da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra vem alertar para o projecto lado-a-lado.

O projecto lado-a-lado, projecto criado em 2009 visa combater dois males de uma vez só: idosos disponibilizam-se para receber estudantes nas suas casas e em troca só pedem aos estudantes que os ajudem a combater a solidão e a realizar tarefas básicas do dia-a-dia. Estudantes carenciados, vulneráveis à falta de rendimentos, poderão ter neste projecto o lar familiar que tanto almejam e a forma de poderem continuar os seus estudos. Este projecto, está assim aberto a qualquer estudante do ensino superior, com comprovadas carências económicas e com aproveitamento escolar, disposto a apoiar um idoso nas mais variadas tarefas do dia-a-dia.

projecto

O projecto aqui apresentado está a passar por alguns problemas: neste momento a Direcção-Geral tem bastantes idosos inscritos no projecto mas não consegue encontrar estudantes que precisam ou queiram beneficiar deste.

Para nós estudantes, habituados a um ambiente de liberdade e independência e a um ambiente festivo, custa-nos deixar de lado o orgulho (e neste ponto falo para aqueles que tem vergonha de afirmar que estão a passar por dificuldades económicas pois é para este grupo de pessoas que este post e este programa se destina) e acreditar que a solução dos nossos problemas passa por entrar na casa de um(a) desconhecido(a). Aqui ficam portanto alguns testemunhos de felicidade de quem já entrou no programa:

testtest2

cartaz-final-01

Assim sendo, para todos os estudantes que se mostrem preocupados pelo seu futuro, que estejam a pensar em desistir dos seus cursos por falta de recursos económicos para pagar as suas habitações ou para todos aqueles que tenham vontade de entrar neste projecto, contactem o pelouro da Acção Social da DG\AAC ou com o Centro de Acolhimento João Paulo II (parceiro local no projecto) através dos contactos disponibilizados neste cartaz.

Com as etiquetas , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: