vândalos

alvalade

Diário de Notícias

Se bem me lembro, há cerca de 1 ano atrás, na Luz, chamavam aos adeptos do sporting vândalos, animais, cambada de arruaceiros e outros nomes pejurativos que não me atrevo a pronunciar por motivos de higiéne linguística neste espaço.

Os mesmos, hoje, estão calados.

Há um ano atrás, na Luz, enfiaram 2500 elementos pertencentes às claques organizadas, dentro de uma jaula, sem o mínimo de condições num sector do estádio da Luz. À direita, uma claque do Sport Lisboa e Benfica. À esquerda e atrás, a polícia. A justificação era a protecção da segurança no espectáculo. Hoje, o Sporting colocou os adeptos do Benfica num sector, o de sempre, destinado aos adeptos adversários, sensivelmente longe das claques do Sporting, sem uma caixa de protecção e com polícia no exterior. E aconteceu isto…

Com as etiquetas , , , , , , , , , ,

15 thoughts on “vândalos

  1. SLB diz:

    Não, não estamos calados! Incha lá 3 batatinhas por esse rabo que até andas de fininho oh zé!

    • João Borba diz:

      Alguém se esqueceu de tomar os comprimidos para a falta de juízo.

      Sim, vem lá dizer agora: “eu tomo esses enquanto tu tomas para a azia ueeuehuehauhaua” típico.

  2. Vigilante da AAC diz:

    do que e que estavas a espera???? ja que falas nisso o sporting pagou os 300000 euros de prejuizo que o MAIOR teve? e outra coisa joao, sempre fui adepto dos teus posts e comentarios. ja nao estando eu a estudar em coimbra posso dizer-te continuas a ser a unica fonte informativa em que confio para me informar de uma coisa que a mim me diz tanto. julgo-te como sempre julguei uma das pessoas mais inteligentes que conheci na academia por isso custa.me que uses a demagogia para justificares as atitudes dessas criaturas que se dizem adeptos do teu clube. com isto nao quero dizer que os do benfica estiveram bem…

    • Tendo estudado um pouco de jornalismo no passado, digamos assim, devo dizer-lhe que deve ir ao dicionário consultar a palavra demagogia. Aqui estão factos.
      Podiam não ser, mas em ambos os casos, membros (quero acreditar que não são todos) das claques agiram de forma que envergonha o adepto comum.

      Quem é o primeiro é questão de infantário. Ganhemos juízo e que se aprecie sabendo das suas falhas sem ilusões, ou mandemos o futebol ao raio que o parta. E em particular os nojentos jornais desportivos que temos – as boas pessoas que neles trabalham são ofuscadas por toda a propaganda que lá vai.

      Peço desculpa, senhor Vigilante (vigilante? tipo o justiceiro, é?) da AAC: irritam-me tretas futebolísticas. Nunca vi as claques nacionais a dizer “a partir de hoje as claques não têm violência e assumirão como um conjunto, tanto quanto consigam, os excessos que os seus membros cometerem no calor do momento”.

      Pelo contrário, as claques estão ligadas a todo o tipo de actos criminosos, e eu, que venho do Porto e vi o FCP ganhar ao A.C. Milan no saudoso Estádio das Antas, sou o primeiro a apontar os Super Dragões como tendo, ao que consta e não me interessei o suficiente para investigar por mim mesmo, tal é o valor que lhe dou, recomendações menos próprias do presidente e ligações ao submundo do crime da cidade.

      Acordem.

    • Caríssimo,

      Em primeiro lugar, obrigado pelo elogio.

      Em segundo lugar, o Sporting não é responsável pelos estragos efectuados pelos seus adeptos em recintos alheios. O clube apoia as claques, penso que financeiramente até, mas não é responsável por falta de civismo das mesmas. Se existem entidades para as quais devem ser enviadas essas facturas, essas são a Juventude Leonina e a Directivo Ultras XXI, claques que estão registadas (como manda a lei) no Conselho Nacional Anti-Violência no Desporto.

      Em terceiro lugar, nem os adeptos do Sporting estiveram bem nem os do Benfica. Sou contra e censuro qualquer acto de vandalismo e é isso que muitas vezes afasta as famílias do futebol.

  3. SLB diz:

    Mais uma vez digo: 3 batatas dentro desse rabo e o resto é conversa. Só tenho é pena quando incendiaram o estádio não ter morrido 1 ou 2, já que vocês, Sportinguistas, são tão inteligentes!

  4. Vigilante da AAC diz:

    eu nunca saudei actos de vandalismo, criminosos ou claques. eu como sócio pago as minha cotas, vou ao estadio da luz, alvalade ou dragao naturalmente sem nenhuma intençao de causar dano. tenho 28 anos e por isso juizo. quando usei a palavra demagogia estava a referir-me ao facto do universo leonino continuar como que a justificar os danos causados no estadio da luz com as condiçoes oferecidas aos seus seus adeptos, que, por muito más que o fossem nao justificaram as açoes praticadas e as consequencias que delas vieram, ainda por cima quando essas condiçoes sao oferecidas num estadio com classificado com a mais alta categoria da UEFA com uma caixa de segurança aprovada e aconselhada pela mesma. se as entidades competentes na materia nao se manifestarm e porque estava tudo em ordem. ja quanto ao meu nick, nao passa disso mesmo, um nickname. como adepto que sou, sonho um dia no futuro poder levar os meus filhos se os tiver a qualquer estadio sem que tenha de ouvir insultos ou sentir insegurança. espero ter esclarecido.

  5. o porto diz:

    é só para dizer que a caixa de segurança tem segurança. se estava lá gente a mais é porque compraram bilhetes para outro sector e foram para lá, por isso não se admirem. e que eu saiba, à direita da caixa nao fica claque nenhuma. um grupo de adeptos fica por baixo, no piso 0. aquilo a que tu chamas claque, situa-se no outro topo do estádio. claque ao lado fica em alvalade, com os divertidos a ficarem à esquerda do sector. não te informes que não é preciso.

    • Explica-me então lá como é que compraram bilhetes a mais se os bilhetes enviados para Alvalade (para aquela zona) são 2500 e são os correspondentes aquele sector? E já agora pergunto também: nunca foste a um estádio de futebol pois não? é que não podes entrar num sector com um bilhete válido para outro sector. a máquina dos torniquetes pura e simplesmente não te deixa entrar. sabendo que a dita caixa de segurança era altíssima, devem, pelo teu raciocínio, existir centenas de sportinguistas com poderes mágicos. tomara que eles tivessem poderes mágicos, tendo em conta a situação do clube…

      do teu comentário, e desde já peço desculpa pelo lapso, é que uma das claques do Benfica fica exactamente por baixo. Mas ironia das ironias, entra na mesma porta das claques adversárias…

Deixe uma Resposta

