zeus os proteja

Na Madeira não falta dinheiro para o turismo. Não falta o carnaval, não falta o fogo de artíficio.

Na Madeira não faltam estradas, pontes e túneis e outras infra-estruturas rodoviárias completamente desnecessárias para as necessidades da ilha.
Porém, as infra-estruturas existentes são insuficientes para que os bombeiros possam chegar facilmente às zonas que estão a arder.

Alberto João Jardim afirmou recentemente que a Madeira não carece de bombeiros. Mas carece de meios aéreos para combater os incêndios e de infra-estruturas para meios aéreos.

Não desvalorizo a necessidade da Madeira construir riqueza para a ilha através do Turismo porque o Turismo é a principal fonte de rendimento da ilha. Desvalorizo sim, a excessiva verba que é gasta pelo Governo Regional Madeirense nesse sector, em contrapartida à mingua do que é gasto no planeamento urbano e rural e no acesso a dispositivos e equipamentos capazes de dar respostas rápidas a situações de calamidade.

A enxurrada do ano passado parece ter sido esquecida. A água tudo levou. O fogo tudo parece arder. Nas zonas rurais, os amontados de casas construídas nas encostas, umas atrás das outras, não parecem ter sido alvo de qualquer licenciamento. Nessas mesmas zonas, é mais fácil o fogo derrubar aldeias inteiras do que encontrar uma estrada que permita um carro-tanque evitar a miséria. Tudo me faz crer que no inverno, um dilúvio de semelhante escala ao de 2011 poderá levar o resto que o lume não consumir desta vez.

O ditador já começou o seu espectáculo. Em vez de se optar pela criação de um plano para este tipo de situações, prefere atirar as culpas para os incendiários e está claro, para o continente. Suspeito que depois desta calamidade, Alberto João servir-se-à da miséria para tentar renegociar a dívida da ilha e para mandar mais algumas farpas ao continente. Como é seu apanágio…

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: