Hipócritas (parte II)

Lembram-se deste post (falsas carências)?

Houve um sujeito que falou à SIC do facto de ter perdido uma bolsa e tal e coisa. Irónico é ver que o dito está actualmente a concluir os seus estudos no estrangeiro num programa de intercâmbio.

Isso vem de encontro aquilo que cada vez mais penso sobre o assunto. Não descurando o facto da acção social ser um acto que não está a ser zelado por este governo, dentro do que se pode considerar acção social, existem tremendas injustiças. Cada vez mais acredito que a acção social ajuda aqueles que não precisam e exclui aqueles que realmente precisam.

É certo que as injustiças no sistema já foram por demais debatidas e todos nós conhecemos um, dois ou mais casos de alunos que conseguem bolsa de estudo de forma indevida.

No entanto, a minha reflexão vai de encontro ao simples facto da pobreza entre a comunidade estudantil, particularmente em Coimbra, ser uma realidade cada vez mais encoberta. Quem realmente necessita quer acabar o seu curso rapidamente. Quem realmente necessita, não pede ajuda e sobrevive com o pouco que tem. Quem realmente necessita, tem vergonha de o comunicar publicamente. Quem não necessita vai estudar para o estrangeiro. E tem o grande pejo de sorrir para as cameras de televisão e dizer que “não tem dinheiro para comer”. Haja muita paciência para aturar lata e pedantismo.

Anúncios
Com as etiquetas , , , ,

One thought on “Hipócritas (parte II)

  1. Arrisco dizer que com a bolsa dupla em alguns países ERASMUS viverá bem melhor. Mas fico-me por aqui, não me merece mais que isso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: