O Público errou

Ler esta notícia.

“A estreia de Lana Del Rey em Portugal está marcada para 6 de Julho, no Super Bock Super Rock. O mais recente fenómeno de popularidade indie”

Indie? Começo a ter dificuldade em perceber o que é Indie e o que não é Indie. Já nos bastava o exemplo da Florence and the Machine, uma artista que se proclamava Indie mas que no entanto tinha uma máquina de marketing gigantesca por trás para alcançar os tops.

Será que o Indie comporta uma porrada de base na cara, vestidos pomposos, Grammys logo no álbum de estreia e a gravação do mesmo álbum pela Interscope Records, uma subsidiária de uma das maiores major labels mundial, a Universal Music Group?

Indie é gravar mal e porcamente um álbum em casa (ah isso é lo-fi) e vendê-lo à mão. É muito mais Indie do que esta Lana Del Rey.

Com as etiquetas , , ,

3 thoughts on “O Público errou

  1. Márcio Cabral diz:

    É um pouco como as pessoas mais ricas e vestidas com griffes e designer dizerem que são uma nova variação de Punk por lhe cobrarem muitos impostos e não lhes darem atenção suficiente… Vêm-se a MILHAS de distância.

    Não sou um perito em música, mas para mim uma banda Indie é, como o nome indica, uma banda FEROZMENTE independente e que não compromete a sua visão da música por nada nem nenhum preço, e por isso mesmo se mantém longe das grandes editoras. Para mim o melhor exemplo seria o saudoso Elliott Smith – alguém que fazia a música que queria ele mesmo, tocava e gravava todos os instrumentos, e tocava a solo, salvo se a música exigia ou ele queria uma banda de apoio.

    Claro que nem todos precisam de ser assim, e muitos matizam isso com terem só aquela visão muito própria da música, que a máquina comercial se encarrega de distribuir

    Vou levar na cabeça, mas não consigo deixar de dar também o exemplo paradoxal de Arcade Fire, porque, embora adore o “Funeral”, detesto bandas que vendem os direitos das músicas para publicidade

    [Claro que o weblogger sabe tudo isso MUITO melhor que eu…]

    Deixem a base para o Glam Rock e Metal, bem longe nos anos 80, está bem? Pode ser? 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: