Não compreendo

Se a ONU sabe que o regime sírio já mandou matar 7500 dos seus cidadãos, e se bem me lembro se considera internacionalmente como conflito armado quando uma tensão ultrapassa a fasquia das 1000 mortes, de que estão à espera os senhores de Nova Iorque para abrirem um embargo sério ao regime Sírio?

Neste caso, já não refiro sequer a eventualidade de serem aprovadas resoluções em sede de Conselho de Segurança contra o regime de Bashar Al-Assad. Como sabemos, isso já foi feito e a Rússia e China, como sempre, vetaram uma resolução que poderia ser o instrumento suficiente para a promoção de uma operação de manutenção de segurança dos cidadãos. No entanto, também é de referir que estas ditas operações me fazem alguma espécie depois do exemplo comprovado pelas forças internacionais na Líbia. Até os próprios embargos promovidos pelas Nações Unidas são por vezes soluções pouco profícuas ao nível de resultados, à semelhança dos vários embargos e programas que a instituição utilizou nas tentativas de resolução do problema Iraquiano na década de 90, programas esses que redundaram em tremendos fracassos.

No entanto, choca-me a postura tomada em Nova Iorque. Não refiro obviamente a composição e modelo de tomada de posições do Conselho de Segurança. O modelo de tomada de resoluções no CS é algo inenarrável e põe em causa a agilidade de execução de quaisquer esforços que se tomem para a paz na resolução de conflitos, sejam eles prolongados ou apenas tensões carenciadas de controlo internacional. Falo sim da profunda apatia que mina a actuação da instituição perante casos como o da Síria. O derramamento de sangue continua sem que ninguém ouse travá-lo. E pelos vistos, se depender da comunidade internacional, como narram as notícias de ontem que colocam constitucionalmente o líder Sírio no poder até 2018, os banhos de sangue continuarão por muitos e mais meses…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: