atrasos, pagamentos, irresponsabilidades…

Tenho tido informações que a UC está farta de enviar emails a todos os alunos a avisar as datas-limite do pagamento das prestações das propinas.

Nunca tinha acontecido semelhante coisa na UC.

A UC adopta uma postura de medo na medida em que parece temer que os estudantes não cumpram as suas obrigações (mal ou bem) perante a instituição, mesmo perante as restrições (por consequência) que coloca a todos aqueles que não as cumprirem: impossibilidade de matrícula no ano seguinte; em casos de conclusão de curso, a UC não reconhece o término do mesmo e não emite diploma (até porque este tem filas de espera de 10 anos segunda consta) ou certificados enquanto não forem pagas as propinas do estudante em causa.

Como em todas as responsabilidades perante o Estado Português ou empresas públicas\institutos sob sua tutela, o não pagamento de propinas implica o pagamento de juros de mora às mesmas. Neste caso específico, não existe sequer a opção do estudante pagar juros depois de decorridos 90 dias sobre a data limite do pagamento: qualquer aluno que decida\lhe seja impossível pagar no prazo estabelecido, começa a acartar com juros sobre a prestação em causa no dia posterior ao término do prazo.

Gostaria apenas, perante o que exemplifiquei nos parágrafos anteriores de perguntar à UC, mais especificamente aos Serviços de Acção Social, quando é que os meus colegas bolseiros recebem as suas bolsas?

O ano lectivo já começou em setembro e para muitos o seu processo de bolsa ainda não se encontra resolvido. O Ministro Nuno Crato previa o pagamento das bolsas o mais tardar em Outubro e em Janeiro há gente que nem sabe o que lhes espera.

Ou seja, o ministro Nuno Crato é mentiroso.

Vamos imaginar a situação. Se a primeira prestação das bolsas de estudo é paga a partir do mês de Outubro, já decorreram precisamente 122 dias. Não será legitimo que os estudantes bolseiros que apenas recebam hoje imponham o pagamento de juros sobre o total das prestações que tiveram em falta?

A mim parece-me legítimo.

Assim como me parece legítimo que um dia um estudante bolseiro (em enormes dificuldades para sobreviver; melhor, para ter direito a uma refeição que é o mínimo condigno com o artigo 2º da CRP) por falta de dinheiro se recuse a pagar uma refeição nas cantinas.

É nestas pequenas coisas que se vê quem tem palavra e quem não tem palavra. A palavra de Nuno Crato é nula, a UC tem medo que não paguem “as vacas ao dono” e os SASUC\DGES abusam por completo dos moribundos.

E a AAC? Onde é que se encontra a AAC no meio de todo este processo?

Com as etiquetas , , , , , , , ,

5 thoughts on “atrasos, pagamentos, irresponsabilidades…

  1. associações diz:

    as associações são meros espectadores em todas as histórias difíceis, a mim aconteceu-me o mesmo… e quando pedimos ajuda, percebemos que uma associação de estudantes é um galinheiro gerido por pessoas que só querem recolher os ovos…

  2. Concordo. Daí que os necessitados se encapotem na sua própria miséria e tenham dificuldades em comunicar o quer que seja aos seus representantes estudantis. Primeiro porque tem medo que a sua situação se torne pública e como tal se torne alvo de chacota por parte dos colegas. Em segundo, porque a descrença no trabalho dos representantes é pela comunidade estudantil é enorme.

  3. ? diz:

    Discordo completamente!
    O primeiro colega, também tem a postura certa, nunca precisa, numca fala, tem um problema que mais ninguem resolve, recorre a AE, como a AE nao resolve, pronto esta tudo mal! (voltou ou começou a contribuir com algo para melhorar?NAO!obvio)

    As AE fazem-se de pessoas que como em tudo, há pessoas boas e más e não se podem generalizar, nem para o bom nem para o mau.
    Essa descrença, a meu ver, muitas vezes acontece, pois quando lhe recorremos é em ultimo recurso, em ultimo caso com pouco tempo e normalmente quando ja fizemos as “borradas” todas (e contra mim falo!), e como foram a ultima alternativa, é engraçado contar a historia no café que a AE nao faz nada.
    Já fiz parte da AAC, e sei o que falo, sei o que dei pela casa e pela causa, nao me arrependo, nao me gabo, fiz a minha parte sem nunca pedir nada em troca, esforçei-me para ser melhor, mas hoje em dia o que esta em descredito não e as AE’s, mas sim a politica, e o trabalho das AE mts vezes, o visivel, é pura politica.
    Agora o fixe é voluntariados e empreendorismo, o que se faz nas AE’s? em Coimbra abdicas de um ano (normalmente) em regime de voluntariado, isso nao tem valor?
    Inovas, inventas, recrias tudo e mais alguma coisa, isso nao tem valor?

    Parem com essa mentalidade mesquinha que os portugueses têm, facil criticar dificil é se mexerem para mudar o que quer que seja!

    Quanto ao galinheiro, e a ti Branco elogiu muitas vezes o teu trabalho, é um galinheiro que te dá “muito” que comer!

  4. CH diz:

    TTambém grave como isso é a faculdade deve prémios aos alunos referentes aos 3% melhores alunos de cada curso do ano 2007/2008 e ainda não os ter pago. Quando mandamos mail a perguntar como está situação dizem para não enviar mais mails que a situação esta a ser tratada. Há 4 anos? e quando é por 20 € do seguro escolar e propinas andam sempre a mandar mails e não deixam ninguem fazer nada se tiver uma divida na UC. Não dá para descontar…Era tempo de averiguar esta situação dos prémios por parte da AAC

  5. Uma situação não ser tratada por 4 anos na UC é coisa normal.
    Duas equivalências simples quase me custavam o curso neste meu ano de finalista.
    Demoraram quatro anos, inclusive depois de promessa de coordenadora que tudo ficaria resolvido, e só quando entrei pelos serviços adentro e, LITERALMENTE, assustei com a minha raiva e indignação as pessoas que lá estavam, a coisa se resolveu… em 4 dias úteis!

    “If you want something done in this country you have to shout until you’re blue in the mouth”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: