Schleck vence no GalibierSerre-Chevalier

Como previa, Andy Schleck fez mossa numa das súbidas do Galibier. Em Serre Chevalier, o Luxemburguês foi demolidor e “construiu a sua cama” para o contra-relógio de sábado. A amarela ficou com Voeckler, mas os dados estão lançados para amanhã (etapa raínha no Alpe D´Huez) e sábado em Grenoble.

A subida final para Serre Chevalier foi pura e simplesmente divinal. Grande ambiente, grande espectáculo, grande ataque de Andy Schleck, grande corrida de Cadel Evans (perdeu tempo mas defendeu-se bem) e sobretudo, a desilusão do dia: Alberto Contador não vencerá a volta deste ano. O Espanhol não está realmente ao seu nível.

Num dia marcado por algumas fugas nas montanhas iniciais para tentar vencer a etapa (caso por exemplo de Nicolas Roche da AG2R) Andy não deu hipótese à concorrência: a Leopard acelerou o ritmo e o mano mais novo lá foi serra a cima, deixando o pobre Cadel Evans a puxar sozinho no grupo perseguidor.

Schleck ganhou 2 minutos e 7 segundos ao seu irmão Frank (não colaborou com Evans como seria de esperar) 2,15 para o Australiano, 2,18 para Basso, 2,21 para Voeckler, 2,27 para Roland, 2,33 para Cunego (mais uma boa corrida do Italiano que mostra pela primeira vez o seu enorme potencial no Tour) tendo Rein Taaramae (agora lider da juventude) Tom Danielson e Ryder Hesjdal fechado o top-10.

Alberto Contador e Samuel Sanchez foram os grandes derrotados de hoje: o vencedor do Tour anterior perdeu 3,50 minutos, a juntar ao tempo que já levava para Schleck será impossível recuperar esse tempo. Nem o melhor Contador de sempre será capaz de recuperar essa perda amanhã. Sanchez perdeu 4,46m e a hipótese de ascender ao pódio da geral em Paris. No entanto, não deixa de ser uma excelente prova do Espanhol.

Assim sendo, na geral:

1º Thomas Voeckler (FrançaEuropcar)
2º Andy Schleck (LuxemburgoLeopard-Trek) a 15 segundos
3º Frank Schleck (LuxemburgoLeopard-Trek) a 1.08m
4º Cadel Evans (AustráliaBMC) a 1.12m
5º Damiano Cunego (ItáliaLampre) a 3.46m
6º Ivan Basso (ItáliaLiquigás) a 3.46m
7º Alberto Contador (EspanhaSaxo Bank) a 4.44m
8º Samuel Sanchez (EspanhaEuskatel) a 5.20m
9º Tom Danielson (EUAGarmin) a 7.08m
10º Jean Christophe Perraud (FrançaAG2R) a 9.28m

Nos pontos tudo na mesma.

Na montanha, Jelle Vanendert continua a liderar mas Andy Schleck chegou-se perto e tem agora 70 pontos. Samuel Sanchez 72. Amanhã a luta será acesa entre os dois primeiros, visto que Sanchez vê na camisola de melhor trepador a entrada no pódio final em Paris. Mas Schleck irá pontuar certamente e poderá levar a camisola como bónus.

Na Juventude, luta acesa entre Taaramae e Roland. 33 segundos separa os dois jovens. Ambos estarão na luta até sábado. Quem deverá ter saído definitivamente da luta é Uran. Está a mais de 3 minutos.

Por equipas, a Garmin classificou-se bem e aumentou a sua vantagem para a AG2R para 10 minutos. Está selada a vitória colectiva da turma Norte-Americana.

Com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 thoughts on “Schleck vence no GalibierSerre-Chevalier

  1. Marcos Lemos diz:

    Etapa espectacular do Andy Schleck, um dos meus ciclistas preferidos. Acho mesmo que vai ganhar o tour, porque está muito forte e porque tem os seu irmão a ajuda-lo… Enquanto o Evans está sozinho, não tem equipa para a montanha (nunca teve, algo que sempre me “chocou” foi a falta de “equipa” que o cadel evans sempre teve, até na loto foi assim). Amanhã, se a Leopard-Schleck usar a mesma tática de hoje, mas com o mano mais venho será muito interessante como cadel evans vai buscar o Frank, levando o andy… Muito interessante!

  2. João Branco diz:

    Se a táctica for igual, o Schleck vai ganhar uma vantagem interessante para o contra-relógio. 3 minutos é o handicap perfeito para ele vencer o Evans. Caso o Evans se defenda melhor, este minutinho é tenue. Concordo. O Evans poderá arriscar-se a vencer um tour por nunca ter corrido com uma boa equipa ao seu lado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: