E mais uma vez Hushovd!

I am Thor!

O deus da força da mitologia nórdica!

Hushovd, o campeão do mundo de ciclismo e um dos grandes animadores desta Volta à França em bicicleta. Na chegada a Pau, Hushovd garantiu a sua 2ª vitória numa etapa depois de ter andado fugido.

Devido a questões pessoais não posso apresentar um relato detalhado da etapa pois não a pude ver. Amanhã regressam (na alta montanha os meus comentários sobre a etapa).

Num dia de muita chuva (como indica o video) o destaque vai obviamente para o facto de Cadel Evans, Alberto Contador e Samuel Sanchez terem ganho tempo a toda a concorrência. Evans ganhou 3 segundos a Contador e Sanchez na chegada a Gap e 21 (18 para ContadorSanchez) para Thomas Voeckler (continua amarelanunca um francês esteve tão próximo de dar a alegria ao povo Francês como Voeckler nos últimos anos) Frank Schleck e Damiano Cunego. Ivan Basso perdeu 51 segundos para o australiano (48 para Contador e Sanchez30 para Frank, Voeckler e Cunego) e Andy Schleck chegou posteriormente a 5.32 de Hushovd, perdendo tempo relevante para Evans (1 minuto e 6 segundos, 1 e 3 para Contador e Sanchez, 48 segundos para Voeckler, Frank e Cunego e 15 segundos para Ivan Basso) o que revela que a corrida vai mesmo animar nos próximos dias nos Alpes!

Isto quer dizer que na geral:

1º Thomas Voeckler (FrançaEuropcar)
2º Cadel Evans (AustráliaBMC) a 1.45m
3º Frank Schleck (LuxemburgoLeopard-Trek) a 1.49m
4º Andy Schleck (LuxemburgoLeopard-Trek) a 3.03m
5º Samuel Sanchez (EspanhaEuskatel) a 3.26m
6º Alberto Contador (EspanhaTeam Saxo Bank) a 3.42m
7º Ivan Basso (ItáliaLiquigás) a 3.49m
8º Damiano Cunego (ItáliaLampre) a 3.51m
9º Tom Danielson (Estados UnidosGarmin) a 6.01m
10º Rigoberto Uran (ColômbiaTeam Sky) a 7.55m

Na camisola dos pontos, com as vitorias de Cavendish no domingo e Hushovd hoje, mais os sprints intermédios realizados, as contas parecem estar fechadas até Paris com a vitória de Cavendish.

Cavendish lidera com 319 pontos contra os 285 de José Joaquim Rojas (só a vitória em Paris com Cavendish a ter que ficar na 6ª posição no sprint e não poder marcar pontos é o exemplo da possibilidade mais franca de uma eventual vitória de Rojas). Phillipe Gilbert é 3º com 260 pontos e teria por exemplo que vencer em Paris sem que o Britânico pontuasse no resto da prova + uma pontuação expressiva nas etapas de montanha que se seguem ou no contra-relógio.

Na montanha, Jelle Vanendert é lider com 74 pontos, mais 2 que Samuel Sanchez, mas amanhã tudo se pode modificar nesta camisola caso o Belga não ande pelos lugares da frente nas subidas que os ciclistas irão realizar. O Espanhol poderá ter a camisola como bónus, se bem que ainda tem ali uma pontinha de aspirações à vitória na geral. Jeremy Roy é 3º com 45 pontos. Mesmo assim a classificação estará aberta até ao Alpe D´Huez. 

Na Juventude, liderança para o Colômbiano Uran que fecha o top-10. 1.07m para Taaramae, 1.58m para Roland, 2.10m para Jeanesson. Todos andarão pela frente. Uran tentará preservar a camisola assim como o lugar nos 10 melhores do Tour, Roland estará decerto na defesa da amarela de Voeckler como tem feito, Taaramae chegará nos 20 primeiros e Jeanesson ainda tem uma palavra a dizer nesta classificação.

Por equipas, a Garmin deu a sapatada que faltava para fechar a classificação. 7 são os minutos que tem de vantagem para a Leopard-Trek e 8 para a Europcar. Embora ainda haja montanha da rija pela frente, a Leopard-Trek acusa muitos problemas no 3º homem para fechar a classificação.

Para amanhã, espectáculo na primeira etapa de Alpes.

Gap – Pinerolo na distância de 179 km de altíssima dureza. 2 3ªas categorias logo a meio da etapa, uma 2ª sem tempo para descanso de pernas, uma 1ª categoria e outra 2ª categoria logo perto da meta que não será em alto. Uma etapa de rasga pernas em que os candidatos terão que se mexer para fazer a diferença, antes do GalibierSerre Chevalier (3 contagens de categoria especial nos últimos 81 km), Alpe D´Huez (1 1ª categoria e 2 categorias especiais numa etapa de 109 km que é quase sempre a subir) e o contra-relógio de sábado em Grenoble.

Com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: