Coincidências, ou talvez não

via Denúncia Coimbrã

Na última Queima das Fitas, confesso que tive uma conversa com alguns elementos do Jornal A Cabra na zona de imprensa e inclusive com pessoas que pertencem à direcção da Secção de Jornalismo.

Depois de uma discussão saudável, fiz questão de pedir paz entre a Secção de Jornalismo e a Secção de Fotografia e mostrei-me interessado em colaborar para a paz e para o estreitar de relações entre as Secções. 

Os elementos da Secção de Jornalismo e do Jornal A Cabra queixaram-se na altura (as pessoas não podem negar e se aparecerem aqui a negar a coisa tomará proporções sérias e medidas adequadas) que alguns elementos da Secção de Fotografia (inclusive eu) estavam sistematicamente a deitar abaixo o seu trabalho com bocas inúteis, foleiras e sem fundamento de causa.

Pois bem. Hoje é dia do meu aniversário e deparo que a página do facebook da minha secção (página que serve para divulgar as nossas actividades) foi apagada da referida rede social por uma denúncia feita por alguém como “spam”.

O curioso da situação é, que perante os pedidos que a Secção de Fotografia fez junto do referido Jornal para dar destaque a uma página de uma actividade nossa e quiçá, noticiar a mesma na sua edição em papelonline, eis que a nossa página desaparece “por ser spam”.

Pois bem. Não falo duas vezes. Se eu e algum dos meus colegas da Secção de Fotografia descobrirmos que foi um elemento do Jornal A Cabra ou da Secção de Jornal a denúnciar a nossa página no facebook, o “contra-ataque” será bem pior que os meninos esperam.

Esperemos então que seja apenas uma coincidência e que a nossa página tenha sido apagada por um utilizador mais maroto ou quiçá, ressabiado com o nosso trabalho.

Com as etiquetas , , , , , , ,

12 thoughts on “Coincidências, ou talvez não

  1. emanuel diz:

    ó joão… pelo amor de deus. acreditas mesmo que foi por spamming? ou melhor, que o suporte do facebook tenha respondido no próprio dia a dizer que a página foi apagada por spamming?

    o facebook passa a vida a apagar páginas que violem os termos do acordo, nomeadamente nos casos em que se cria um perfil pessoal para entidades (os perfis pessoais só podem ser criados por pessoas até a utilização de um pseudónimo é motivo para a página ser apagada). estou a falar sem conhecimento profundo de causa, não faço ideia se era este o caso da página da secção de fotografia, mas é o motivo mais habitual para estas acções por parte do facebook.

    além do mais, por muito que tentes contactar o facebook a pedir explicações, eles não te contactam de volta, a não ser que sejas uma grande empresa a quem eles possam sacar uns cobres pela migração dos dados na página apagada para uma nova que respeite as regras deles. muito menos acredito que contactem no próprio dia com esclarecimentos. tenho ideia até que as páginas reportadas por spamming recebem uma notificação automática a esclarecer isso no momento em que a página é apagada. a notificação é visível quando tentas fazer login. ou seja, tenho dificuldades em acreditar na lengalenga do contacto ao suporte do facebook e na suposta resposta recebida no próprio dia.

    mais ainda: a acção demonstrada nos screenshots do post perfigura um acto de spam a partir do momento em que não foi solicitada ou autorizada pelos administradores da página em questão. tendo em conta a animosidade entre as duas secções, custa-me a acreditar que a acção em causa tenha sido autorizada. não sendo, é de facto spam.

    isto para mim resolvia-se com menos coca e mais níquel. diz que faz bem às psicoses.

  2. tino_de_rans diz:

    Facebook Serious Business

  3. João Branco diz:

    Emanuel,

    Neste caso concreto, eu já não sei em que acreditar. Eu conheço mais ou menos essas regras e a minha página também já ficou offline durante algumas horas devido ao facto de num único dia ter colocado demasiadas ligações a outros links.
    Agora, tens que compreender que é uma situação chata para nós, visto que devido à rede social temos ali um modo de divulgação eficiente para as nossas actividades e uma forma de eventuais interessados nelas comunicarem connosco e aderirem às mesmas.

    Quanto ao que foi postado pelo Paulo no blog dele, apenas ele te pode responder. Não sei como funciona a comunicação com a empresa que gere a rede social.

    Quanto à acção que é mostrada na imagem, creio que não é spam porque o modo de partilha no facebook é público. Tão público como o acto de tu retirares uma foto do perfil de alguém e postares no teu blog. Além do mais, publicar na página de um jornal que pertence a uma secção da casa, que é sustentada pelas mesmas verbas que a nossa secção e que nos pode “ajudar” na divulgação das nossas actividades (como nós, colectivo da fotografia nos mostramos interessados em ajudar os eventos das outras secções) é um acto assim tão “criminoso”?

  4. Carlos Braz diz:

    Eu acho que esse tipo de insinuações são um bocado graves tendo em conta que levantas acusações a uma secção sem nenhuma base de provas. De qualquer forma não deixo de pensar sobre o facto de me teres dito que, no final da queima, estarias de saída da secção de fotografia por não concordares com o modo de funcionamento da secção.

  5. João Branco diz:

    Carlos Braz,

    Não te disse que saíria da secção de fotografia, até porque continuarei a ser sócio.

    Disse apenas que me iria afastar por tempo indeterminado porque estava a ter problemas com uma pessoa da Secção de Fotografia, porque queria ter paz e porque estava cansado deste tipo de problemas. Obviamente que as pessoas da secção de fotografia, poderão sempre pedir a minha ajuda quando necessário. E no que toca a problemas com a Secção de Fotografia, eu estarei sempre na linha da frente a lutar pelos interesses da minha secção.

  6. não interessa diz:

    Oh caralho, tansos do caralho. Honrem mas é o dinheiro dos vossos pais e vão estudar para os exames. Nem este indíviduo do blog tem razão, nem vocês da RUC têm razão: vocês não passam de uns ridículos que passam a vida a criticar tudo e todos quando vivem num mundinho fechado e são exactamente farinha do mesmo saco dos gajos da Cabra. Tenham mas é juízo e vão estudar, seus merdas.

  7. Paulo Abrantes diz:

    Carlos Braz,

    Sem cinismos de qualquer especie, sempre apreciei a tua pessoa. E continuarei a apreciar, e estou-me cagando para o que pensas de mim ou o que já tenhas escrito sobre a minha pessoa.

    As provas que falas vão ser pedidas ao suporte da facebook pelo DIAP.

  8. Ferreira Mendes diz:

    Como é que sabem que foi a Cabra que fez o flag para Spam?
    Voçês só partilham na página da Cabra?
    Ou o Facebook informa quem é que pôes o flag?

    Abraços para a malta da SF

  9. João Branco diz:

    Caríssimo Ferreira Mendes,

    Já estão a ser tomadas todas as providências perante a entidade que gere a rede social para sabermos em concreto o autor da denúncia e caso se confirmem as nossas suspeitas (porque só partilhamos na página do Jornal A Cabra e a partilha tanto por parte da página da secção de fotografia como por parte de alguns dos seus membros e dirigentes foram apagados) tomaremos todas as providências também para accionar interna e judicialmente os responsáveis pelo acto bem como aqueles que por via da rede social fizeram troça do Paulo e do trabalho da secção de fotografia.

  10. Paulo Abrantes diz:

    Emanuel,

    A Secção de Fotografia não é grande empresa nem pagou cobres nenhuns, oh vê:

    http://denunciacoimbra2.files.wordpress.com/2011/06/captura-de-ecrc3a3-2011-06-15

    Topas?

    Por questões óbvias escondemos o conteudo do mail. Mas é a prova que estás errado e não sabes o que dizes.

    Quanto aos IP´s que denunciaram o spam, o FB faculta deste que pedido, em caso de justiça. Vai ser pedido pelo DIAP.

  11. Paulo Abrantes diz:

    Mal linkado o comentário anterior, OH Emanuel!

  12. João Branco diz:

    Mais uma vez, contra factos não há argumentos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: