Miami Heat 83-85 Dallas Mavericks

Reviravolta do catano! É por este tipo de jogos que eu adoro a NBA.

A 7 minutos e meio do fim da partida, uma diferença de 15 pontos e um nível de jogo bastante aceitável colocavam a 2ª vitória nas finais nas mãos dos Miami Heat. Eis que em 7 minutos e meio, Dallas fez um parcial de 22-5 e empatou a série.

Uma equipa que perde um jogo destes a jogar em casa não merece o título da NBA.

Ao contrário daquilo que tinha acontecido no jogo 1, o 2º jogo entre estas duas equipas começou com uma qualidade ao nível de lançamento e pontuação muito alta. No 1º período, um jogo de parada e resposta colocava o marcador com uma igualdade a 28 pontos.

No 2º período, Dallas chegou a estar em vantagem por 9 pontos, sem que a sua maior estrela (Dirk Nowitzky) tivesse feito algo de extraordinário. Do outro lado, a dupla WadeJames ia dando espectáculo como fabulosas jogadas e fabulosos afundanços. Dwayne Wade chegaria rapidamente aos 20 pontos na partida enquanto na turma de Dallas (pelo menos no 2º período) o melhor marcador era o poste Tyson Chandler com 10 pontos.

No 3º período, os Heat tomaram de assalto a partida como lhes competia. Jogando muito bem no ataque, iam aproveitando o facto dos Mavericks cometerem muitos turnovers no ataque. Até que no 4º período tudo parecia encaminhado para a equipa de Miami – lentamente, Jason Terry e Shaun Marion marcaram uns pontos para nos minutos finais aparecer um inspiradíssimo Dirk Nowitzky que em dois lançamentos (um triplo e o lançamento final) resolveu a partida.

Do lado de Miami, Dwayne Wade fez uma partida como há muito não se via – 36 pontos (excelente do ponto de vista do lançamento de campo com 13 concretizados em 20 tentativas) 5 ressaltos e 6 assistências. LeBron James com 20 pontos e 8 ressaltos esteve bastante bem, tendo protagonizado excelentes afundanços ao longo da partida. No entanto as debilidades colectivas de Miami vieram ao de cima – Chris Bosh com apenas 12 pontos (4 em 16 de campo) fez um jogo para esquecer, sendo a sua falha pontual compensada pelos 14 pontos de Mike Bibby que finalmente fez um bom jogo nestes playoffs.

Miami lançou muito e mal. Os 8 jogadores utilizados concretizaram 34 lançamentos em 72 tentativas de campo. Nos triplos, conseguiram 9 em 30.

Do lado de Dallas, o primeiro aspecto que ressalta do seu jogo foi a quantidade de turnovers que equipa fez: 20. Jason Kidd e Dirk Nowitzky fizeram 5 cada um: o base com 5 passes errados e o gigante alemão com falhas na construção das suas jogadas individuais. Tendo em conta que Miami apenas fez 12 turnovers, os 20 de Dallas deram oportunidade a mais 16 pontos por parte da turma da Flórida.

Dirk Nowitzky não fez um jogo por aí além. Na 1ª parte, o alemão apenas concretizou 3 lançamentos do lado direito do campo. Concretizou 10 em 22 de campo. Foi muito bem defendido ora por Udonis Haslem, ora por Chris Bosh. No entanto, acabaria por ser o melhor marcador da turma de Dallas com 24 pontos (+ 11 ressaltos) tendo aparecido nos minutos finais quando a equipa mais precisava do seu jogo.

Shaun Marion fez uma exibição portentosa. O extremo está a jogar muito bem. A recuperação de Dallas no 4º período muito se deve à sua enorme concentração na hora de encarar o cesto. 20 pontos e 8 ressaltos. Tyson Chandler teve uma primeira parte excelente (11 pontos) mas desapareceu por completo na 2ª parte. Jason Terry saltou do banco para colaborar com 16 pontos e fez mais do que todos os seus companheiros de banco de Dallas.

A série viaja agora para Dallas. Serão 3 jogos seguidos em Dallas. A equipa de Rick Carlisle pode matar estas finais em casa caso vença os 3 jogos que dispõe em casa. Não creio neste cenário, até porque Miami nos habituou a ir ganhar jogos fora em todas as outras eliminatórias que disputou nos playoffs deste ano.

O próximo jogo será na madrugada de domingo para segunda.

Com as etiquetas , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: