Campeão Nacional

http://www.myvideo.de/movie/8074973

Parabéns ao Futebol Clube do Porto, o novo campeão nacional.

Como provas de regularidade, os campeonatos ganham-se vencendo da 1ª à última jornada. No Futebol não existem vitórias morais e títulos não vencem por antecipação na pré-época nem pela quantidade de camisolas que se vendem de determinado jogador.

Campeonatos não começam à 5ª jornada, campeonatos não se vencem com discursos e atitudes agressivas, mas com muita atitude, muito trabalho, talento e sobretudo, muita humildade.

Não sendo portista como muitos de vós devereis saber, reconheço que o Porto (depois do desaire que foi a época passada) mereceu este título. Não menosprezando o futebol do Benfica, que é bastante agradável de ver. Pinto da Costa não dorme – arriscou em Villas-Boas e Villas-Boas tornou-se aposta ganha ainda na primeira volta com o ciclo de invencibilidade com que o Porto começou esta época e com as “reabilitações” que o técnico portista fez com jogadores que pareciam estar mortos na equipa – casos de Belluschi, Sapunaru e Guarin.

Mesmo admitindo que a transferência ainda hoje me doi na alma, João Moutinho foi um dos alicerces deste título. João Moutinho tinha razão – o Sporting jamais lhe daria um título. No Porto venceu à 1ª época. Nesse aspecto Moutinho estava certo. O que nunca conseguirei perdoar (eu e todos os Sportinguistas) foi a insolência e ingratidão que Moutinho demonstrou perante a Instituição Sporting Clube de Portugal no célebre treino de pré-época em que Moutinho se recusou a treinar, aparecendo posteriormente na Academica a gritar à frente dos seus colegas “vendam-me ao Porto” e as declarações infelizes de José Eduardo Bettencourt quando o apelidou de “maçã podre”.

Hulk e Falcão são jogadores de outra galáxia. E a muito o Porto lhes deve este título pelo rasgo individual em alguns jogos complicados desta temporada.

O Porto vence o título na casa do rival. Creio que não haverá maior facada de Pinto da Costa a Luis Filipe Vieira que esta. Creio que não haverá maior facada de André Villas-Boas a Jorge Jesus que esta. Creio que não haverá maior facada de Hulk e Sapunaru aos incidentes do túnel da época passada que esta. Creio que estas mesquinhices do futebol português têm que ser controladas no futuro – numa liga a sério, Jesus já estaria suspenso até ao final da época, Villas-Boas já teria sido punido com um valente castigo e os clubes já teriam direito a uma suspensão de jogos à porta fechada pelo mau comportamento dos seus adeptos e dos seus dirigentes. Todo este ping-pong de agressões verbais e físicas entre adeptos, dirigentes e jogadores das duas equipas é algo desprestigiante para o futebol português – torna-o trigueiro, mesquinho, de 3º mundo. Violência gera violência. Há que acabar com a violência.

No final da partida de ontem à noite, o Benfica cortou a luz aos festejos dos jogadores do Porto no relvado num acto de mau perder imenso. Pior que esse facto, com essa atitude a Benfica SAD poderia ter incitado à violência entre os adeptos do Porto e do Benfica que ainda se encontravam dentro do estádio, e tal incidente, deve ser penalizado.

Espero que na próxima época tenhamos um campeonato ainda mais disputado que este. Sem agressões verbais, sem agressões físicas. Espero que o meu Sporting consiga arrumar a casa e volte ao seu objectivo primordial pela história que lhe pertence no futebol português: a luta pelo título nacional. Até lá, a vitória é da estrutura do Futebol Clube do Porto. Vem aí uma semana europeia para Porto, Braga e Benfica. Seria bonito ver duas equipas portuguesas na final da Liga Europa.

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: