Era tudo uma questão de confiança


O Dr. Aníbal Cavaco Silva, aquando da campanha eleitoral para as últimas presidenciais apelou ao voto na sua re-candidatura, para que os mercados voltassem a restabelecer confiança no nosso país.

Depois do dia 23 de Janeiro, o país não consegue perceber porque é que os mercados ainda não restabelecer a tal confiança que pedia Cavaco Silva no claro apelo ao voto. Os Portugueses ponto e vírgula. Todos aqueles que estão esclarecidos sobre o assunto em questão, substraíndo os militantes do Partido Social Democrata.

Mês e meio passou e o país continua a dar sinais de estar em xeque. Quase xeque-mate. Em poucos meses, a nossa situação económica e financeira passou de falência técnica para bancarrota. Ainda não sabemos bem o que o futuro nos espera. Ainda não sabemos bem se o Governo vai atirar a toalha ao chão e pedir ajuda externa. Eu creio que sim. O que é certo é que os juros dos títulos da dívida pública tanto a 5 como a 10 anos não param de subir – em suma, são os mercados a encurralar o nosso país. Se os 7% eram um número completamente impensável há alguns anos atrás (perante a quantidade de títulos de dívida pública que já emitimos nos últimos meses), a fasquia está mais perto de chegar aos 8% do que de facto baixar novamente os 7. Isto, sem contar que a China anunciou hoje a compra de títulos de dívida pública de 3 países da zona euro: Espanha, Grécia e Portugal, como tudo indica. A quanto? Nem queiram imaginar. Medidas de salvação que tragam capitais frescos ao nosso país, garantem aos Chineses uma pura agiotagem perante estados pequenos como Portugal e Grécia. O caso Espanhol já é outra conversa.

E a brincar a brincar, onde é que estava a confiança que os mercados depositavam na sua re-eleição Dr. Aníbal Cavaco Silva?

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: