Já que estamos numa de dar com a língua nos dentes…

Creio que é tempo de informar o público, do que se passou numa reunião de plenário da Secção de Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra.

Depois do plenário em que fui expulso pelo Presidente da referida secção, cujo relato pessoal dos acontecimentos podem ver aqui foi realizado um novo plenário da secção 2 dias depois.

Nesse plenário, não estive presente. No entanto, o meu nome fez-se ecoar entre os sócios da referida secção através de uma circular que foi lida pelo Presidente da referida secção. Não estive presente, mas tenho testemunhas que relatam o facto.

Essa circular, patrocinada pela actual Direcção-Geral em concluio com o actual Conselho Fiscal (que sabe de tudo no que a mim diz respeito!) fazia relatar entre os sócios da SDDH que devido ao post que acima linkei, o meu nome estava marcado “a marcador vermelho” dentro da Direcção-Geral. Tal facto, enunciava uma espécie de proibição à minha pessoa de expressar livremente as minhas críticas à Associação Académica de Coimbra, sob o risco de me ser instaurado um processo disciplinar no Conselho Fiscal.

No entanto, essa circular fez denegrir a minha imagem nos presentes, sem que eu, João Carlos Rodrigues Branco, estivesse presente para defender a minha posição em relação aos assuntos da referida secção enquanto sócio, num acto de uma mesquinhez tremenda.

Numa casa que defendeu durante tantas décadas a liberdade e tomando em conta o facto que é uma Secção cujo objectivo máximo e intransigente cinge-se em defender os direitos humanos, não só não tive direito a defender a minha posição como me foi tentada a proibição de escrever sobre o que me indigna num espaço que é meu (este blog) e que é assinado pelo meu nome.

Dito isto e para que conclua a minha verosímel crítica, só tenho a dizer “venha esse processo disciplinar” porque por mais que me tentem cortar a palavra, eu não vou calar a minha crítica. Vivo num país em que posso expressar livremente as minhas ideias, opiniões e sobretudo a minha indignação perante coisas com as quais não compactuo.

Espero também que ninguém ouse nos próximos dias, fazer-me qualquer tipo de ameaça verbal, escrita ou física, pois já tenho tudo lavrado para discorrer às autoridades públicas, caso seja necessário.

Com as etiquetas , , , ,

7 thoughts on “Já que estamos numa de dar com a língua nos dentes…

  1. ” Vivo num país em que posso expressar livremente as minhas ideias, opiniões e sobretudo a minha indignação perante coisas com as quais não compactuo.”

    Eu se calhar tinha algumas dúvidas quanto a isto…

    Já não sei se nos podemos expressar assim tão livremente, hoje em dia, até os humoristas “levam por tabela” nas críticas que fazem…e já pouco me acredito num país democrático, para mim é só nome.

  2. João Branco diz:

    Vitor,

    Eu creio que ainda vivemos em liberdade no que toca a esse aspecto. Creio. No entanto, tens razão no teu argumento. A liberdade de expressão daqueles que são ávidos a tentar mudar o sentido das coisas a partir da sua crítica estão cada vez mais a ser calados em prol da manutenção de um panorâma que é benéfico a uns.

    No entanto, usualmente quem resiste e diz não (como escreveu um dia o nosso conhecido poeta meu conterrâneo Manuel Alegre) acaba por triunfar!

  3. polar f4 diz:

    It’s too cool and beautiful to develop and motivate, build up character.

  4. Sorry my english, but this is great site, I wil add to my favorites.

  5. I have been searching for this information and finally found it. Thanks!

  6. painter 11 diz:

    Superb blog post, a bunch of great data. I am about to show my girlftriend and ask them what they think.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: