FC Porto


http://mediaservices.myspace.com/services/media/embed.aspx/m=106898487,t=1,mt=video

Toda a gente sabe que o meu clube não é o Futebol Clube do Porto. No entanto, não sofro de uma “clubite aguda” que não me deixa admitir que este Porto de André Villas-Boas joga um futebol de alto nível. É uma autêntica máquina devoradora de equipas que se arrisca a ganhar tudo esta época.

Infelizmente, para mal dos pecados de muitos benfiquistas, a realidade é esta: o Porto é a única equipa que temos digna de jogar uma Champions.

O segredo é simples: uma excelente organização interna, que obriga os jogadores a trabalharem para o sucesso (primeiro colectivo, depois pessoal), uma excelente equipa de olheiros, um enorme poder negocial e uma escolha quase sempre acertada de treinadores.

O segredo de Villas-Boas passa por um excelente meio campo, que para além da vertente táctica defensiva, municia bem os homens da frente, que não precisam de vir buscar jogo atrás e só tem que usar das suas mais valias técnicas para desiquilibrar e resolver.

É assim a vida de Hulk, Varela e Falcão. Receber, desiquilibrar e resolver.

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , , ,

4 thoughts on “FC Porto

  1. Pedro Paredes diz:

    Estou completamente de acordo contigo. Este FCP joga muito à bola e é bastante competente do ponto-de-vista táctico… e mesmo quando, em alguns jogos, não o está a ser essas falhas são disfarçadas pelos rasgos individuais daquele que eu considero ser já um dos melhores do mundo: Hulk (é a minha opinião, sei que poucos concordam e por isso vale o que vale..).

    Quando dizes que o FCP é a única equipa portuguesa “digna de jogar uma Champions”, também aqui estou de acordo contigo: actualmente é. Mas o Benfica do ano passado – atendendo à qualidade do futebol que praticava – também o era e, nesse sentido, está a disputar a Champions deste ano com todo o mérito.

  2. João Branco diz:

    É mesmo isso que considero que diferencia o Sporting do Porto: no Sporting é crassa a inexistência de um jogador criativo e desiquilibrador, que nos maus momentos pegue na bola, a leve pelo campo fora e decida uma partida. O Hulk é esse jogador, o Varela é esse jogador.

    E depois como referi, é o trabalho do meio campo. O Fernando equilibra os processos, o Moutinho é exímio nas transições e ao Belluschi é dado um papel de falso médio criativo, que ele executa na perfeição. Este tridente permite aos homens da frente receber as bolas na frente, cair em cima dos defesas e voilá.

    O Benfica tem o Aimar (quando lhe apetece), o Gaitan também parece ser um desses jogadores. O Di Maria era esse jogador. O Braga tem o Alan e o Mossoró.

    Pedro, tenho que concordar com o teu último parágrafo.

    Referes bem “a equipa do Benfica da época passada” – com Di Maria, Ramires. Com um David Luiz do outro mundo que este ano nem parece o mesmo jogador, com um Cardozo mais eficaz, com um Saviola mais batalhador e com um Javi Garcia mais trabalhador e mais agressivo.

    A equipa do Benfica este ano é uma sombra da do ano passado. Como é obvio, é impensável crer que a equipa mantivesse o mesmo ritmo, a mesma rotina de jogo com a saída destes dois jogadores e com a chegada de novos jogadores. O Benfica deste ano pauta sobretudo pela acutilancia e raça do Fábio Coentrão e do Carlos Martins. O resto é uma sombra. A oportunidade de jogar uma Champions está lá, mas os jogadores do Benfica estão a passar redondamente ao lado da competição, num grupo em que eram à partida favoritos a passar.

  3. Henrique Nobre diz:

    Este início de época do fcp, clube que eu sou fã e admiro desde pequenito, faz-me lembrar á altura em que José Mourinho esteve lá… força fcp e beira-mar tb 🙂

  4. João Branco diz:

    Estava exactamente a pensar nisso hoje ao almoço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: