Deturpação Histórica

“The Tudors – 1ª Temporada – 4º episódio” – co-produção IrlandesaCanadiana,  filmada na Irlanda e exibida em exclusivo entre 2007 e 2010 pela TV3 Irland, BBC 2 e CBC.

Foi assim que um punhado de argumentistas, produtores e historiadores de uma das séries com mais rigor histórico das ilhas Britânicas (The Tudors) descreveu o nosso Rei D. Manuel I no ano da sua morte em 1521: um velho caduco, histérico, perverso, cheio de doenças e maleitas no corpo e com uma péssima pronuncia na língua Portuguesa. Não havia orçamento para levar a Dublin um actor Português ou tudo se baseou numa ideia preconceituosa?

Ainda no mesmo episódio, a série mostra a cena de um casamento que não aconteceu na realidade. Na ficção, o rei viúvo casa-se com a Princesa Margarida, a irmã de Henrique VIII. De facto, rezam os historiadores da época que o Rei D. Manuel I ficou viúvo em 1517, tendo-se casado novamente em 1519 com D. Leonor de Aragão.

.

Mais à frente, a ficção deu a entender a toda a gente que viu a série, que o Rei Português é assassinado pela irmã de Henrique VIII quando de facto morreu em 1521 de velhice, existindo ainda a hipótese que a sua morte se deveu à peste instalada na época na capital do Reino.

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , , , , ,

One thought on “Deturpação Histórica

  1. Epá, os Modest Mouse desapareceram, nunca mais ouvi falar deles.

    Hoje os nossos heróis vão trucidar a poderosa selecção islandesa, glória! glória! vivam os navegadores! façamos pressão para que o Mundial 2018 seja realizado em Portugal, o facto de, nessa altura, estarmos a pagar os 6,4% dos juros da dívida contraída actualmente, não interessa nada.

    (O facto da Islândia nem ter equipa de futebol também não interessa, a nossa glória será maior, um povo subdesenvolvido como nós precisa mais de futebol do que pão). Gostei de ver a conferência de imprensa dos islandeses: os jogadores, com cara de quem, durante a semana, come gajas, e ao fim-de-semana joga futebol. O treinador, recostado, de mãos atrás do pescoço, em relaxe. Nunca tinha visto tanto entusiasmo por um jogo de futebol.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: