De quem era a culpa?

Carlos Queiroz foi despedido. De forma tardia. Paulo Bento pegou na selecção. Discursou de forma humilde. Pediu o apoio do público, pediu espírito de sacrifício aos jogadores. Conquistou o balneário. Não inventou na convocatória. Não inventou no onze inicial. Definiu uma táctica capaz de puxar pelo alto rendimento dos seus atletas.Não é um 4x1x3x1 experimental nem um 4x4x2 que se pode modificar para um 4x3x3 de forma atabalhoada. É um 4x3x3 puro. De ataque.

A nossa selecção está diferente. 1 mês depois dos jogos contra o Chipre e da Noruega. Bastaram 4 dias de trabalho para vencer justamente o nosso adversário directo pela qualificação, coisa que Queiroz não conseguiu fazer…

Tudo isto na “noite de gala” de Nani… Na noite em que Pepe voltou finalmente à sua posição de origem e que João Pereira mostrou que é o melhor lateral direito Português da actualidade.

E afinal de contas, a culpa era de quem Queiroz?

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , ,

2 thoughts on “De quem era a culpa?

  1. Cláudia diz:

    Confesso que não entendo muito pra falar de tácticas futebolísticas nem costumo sequer ver os jogos do Campeonato português. Acho que não têm qualidade.

    No entanto adoro a Selecção e acompanho todos os jogos sempre que posso. Ontem vi o jogo e adorei a postura dos jogadores: estavam confiantes, trocavam a bola com energia e rapidamente, via-se que estavam com outro ânimo.

    Pessoalmente gosto do Paulo Bento, acho-o um treinador com espirito jovem e muito profissional. Apesar de nunca ter ganho nenhum campeonato no Sporting, penso que fez um excelente trabalho lá.

    Pode ter sido o Plano B de Mourinho, mas acho que já deu uma grande lufada de ar fresco na equipa, que bem precisava depois de todas aquelas confusões do Queiroz.

    Pode ser que até surpreenda e leve a selecção longe.

  2. João Branco diz:

    Não posso deixar de concordar com o teu comentário e dizer-te que tiveste uma boa análise de situação, mesmo tendo em conta o facto de afirmares que “não és uma aficcionada de futebol”.

    O que se passou ontem no Estádio do Dragão, pode ser de facto, uma viragem na Selecção Nacional. Talvez ainda seja muito cedo para o dizer, dado que Paulo Bento não têm sequer 1 mês de trabalho na Federação.

    No entanto, como bem referiste, mudou a mentalidade, mudou a ambição da equipa e os “mesmos jogadores” que eram tristes e pouco ambiciosos com Queiroz, ontem proporcionaram uma bela e importante vitória para o nosso país. Em poucos dias coma os jogadores, Paulo Bento, já conseguiu trabalhar o psicológico dos jogadores para melhor e dar uma amostra que o grupo se encontra confiante nas suas capacidades, mesmo perante uma qualificação que começou de forma desastrosa.

    Como noutra ocasião tive oportunidade de opinar neste espaço (ver post http://joaorbranco.blog.com/2010/09/19/pequeno-reparo-pessoal/) creio que Paulo Bento, dentro das escolhas possíveis entre treinadores Portugueses, era uma escolha válida para ocupar o cargo de seleccionador. Parafraseando-me no último parágrafo referido post: ” Paulo Bento conhece bem a casa, conhece bem as pessoas e é um treinador que gosta de apostar em jovens. É um homem correcto, educado e sincero. É objectivo e não gosta de fazer muitas experiências quando se tratam de jogos a doer. Quer vencer.”

    Se no seu final de linha no Sporting (e apesar do excelente trabalho que realizou nas épocas em que esteve no clube) dizia que era tempo de mudar de treinador, creio que Paulo Bento irá fazer um excelente trabalho na Selecção. No entanto, agora, o povo e a imprensa não podem de maneira alguma embandeirar em arco com as vitórias que a selecção possa atingir. Primeiro importa que nos qualifiquemos (algo que continua a ser algo difícil dados os nossos adversários e os nossos deslizes diante de Chipre e Noruega) e depois planear com “pés e cabeça” uma eventual participação na fase final de um Europeu.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: