A Festa Brava nunca irá morrer

Cerca de 150 activistas anti-tourada reuniram-se ontem à frente do Museu Guggenheim em Bilbao para fazer um banner humano representando um touro ferido pelas bandarilhas numa tourada. Um sinal de protesto contra as Touradas em Espanha e em particular contra as Festas da cidade Basca que terão eventos tauromáticos durante todos os dias.

Por mais que tentem, a Festa Brava nunca irá morrer na Peninsula Ibérica e na América Latina. Estão a tentar lutar contra uma tradição que está enraizada até aos ossos do povo Ibero-Americano. Mesmo que consigam inviabilizar a realização destes eventos pela via legal, as touradas continuarão a realizar-se ilegalmente…

Nunca se viu um fenómeno de activismo tão grande contra a realização das touradas na Peninsula Ibérica como se está a verificar nos tempos que correm. Embalados por uma falsa esperança dada pelo Parlamento Catalão que há algumas semanas atrás proibiu a realização de touradas no seu território, os activistas crêem que este impulso, que não passa de mais uma medida separatista por parte dos Catalães em relação a Madrid, pode servir de arrasto para as restantes províncias Espanholas e para Portugal. Nada mais errado. Estamos a falar da Catalunha: uma província separatista que nem liga muito à arte Tauromáquica tendo em comparação outras provínciasregiões da Peninsula Ibérica como a Andaluzia, a Comunidade Valenciana, o nosso Ribatejo e o nosso Alentejo.

Podem usar os argumentos do costume. A Tourada como uma tradição Bárbara que causa sofrimento ao animal. Todavia, é uma tradição. Se a definição alargada de cultura nos diz que esta é  tudo aquilo que foi inventado pelo homem, as touradas são cultura. É um fenómeno praticado há séculos pelo povo Ibérico. É um fenómeno ultra enraizado na cultura Ibérica e é um cartão de visita da Peninsula para que os turistas que nos visitam. Por isso, nunca irá morrer.

Sem pejo algum afirmo que sou fã da arte Tauromáquica e continuarei a sê-lo indiferentemente da contra-argumentação que me possam tentar impingir.

Anúncios
Com as etiquetas , , , , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: