mé… mé… mexe-te senão ficamos sem os eurinhos

As Cabras da Academia de Coimbra continuam a causar o furor de sempre, mesmo na época baixa, quando pressupostamente o espectáculo já tinha terminado. Desta vez, foram fazer queixinhas à Direcção Geral, que o Paulo Abrantes os tinha chamado “queixinhas” do interior do edifício da AAC para a sala que é pertença da Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra. Pode ser visto no post de hoje do Denúncia Coimbrã.

No referido post, Paulo Abrantes foi mais longe e constatou um facto: O Conselho Fiscal não está de acordo com a proposta de regulamento interno apresentada pela Secção de Jornalismo comparativamente ao que é enunciado nos Estatutos da AAC. Logo, as Cabras (para não lhes chamar directamente um nome calão que metaforiza um comportamento negativo humano com base no joco de um animal que até vincou a sua presença máscula e de odor intenso na sala da SJAAC aquando das filmagens do LIP DUB, aquele acontecimento que se retratou a actividade das secções dos pisos de baixo da AAC) não podem realizar eleições e não podem reclamar os dinheirinhos para lançar aquele autêntico pasquim que fala de tudo menos do que se passa na Academia e principalmente do que é realizado pelas secções existentes dentro do edifício da AAC.

No entanto, gostaria de salientar que a Secção de Jornalismo não é a única cujo regulamento interno não bate certo com os Estatutos da AAC. Porém, o medo instalado na Direcção Geral quanto às consequências que podem advir de um rascunho mais ortodoxo por parte de um mini-jornalista, salientam a postura passiva que a DG está a ter perante a referida secção quando comparada com outras que me são bem familiares, onde houve uma ameaça de congelamento de contas caso não fosse apresentado um simples plano de actividades realizadas. E houve mesmo secções que ficaram com as contas congeladas.

Outros, são aqueles que brincam à Radio dentro da Academia. Aqueles que só deixam que alguém seja sócio, se gostar da mesma música lá dos chefões do bairro e se carregar umas bobines de gravação durante uns largos meses sem reclamar cartucho lá com os manos. Outros, são daquela secção que me é familiar. Daqueles que gostam de sorrir para a imprensa  por tudo e por nada como se fossem uma estrela de cinema como por exemplo, o Vin Diesel ou o Steven Seagel E sobre esses podia dizer muito.

Isso recorda-me uma conversa que tive noutra madrugada, com uma radialista de Coimbra numa loja de máquinas da Praça da República:

” Eu curto bués é Mogwai e Sonic Youth” – digo eu para uma pessoa que estava comigo, cuja identidade é melhor não revelar.Vira-se a referida menina:

” Curtes?!!” (olhos arregalados quase como que a dizer que já estava aceito no clube) – ” Então vem trabalhar na RUC”

Até que eu ironicamente respondi: ” Não, odeio Mogwai e odeio Sonic Youth e nem que fosse a única opção que me restasse, jamais iria para a RUC. E já agora, gosto de Modest Mouse que é bem melhor”

(Os olhos da menina encheram-se de uma tremenda desilusão e como disse que gostava de Modest Mouse já não era aceite no clube lá da rádio pirata)

Até que de repente perguntei a outro conhecido lá do circulo dos manos: “Oh Zé, tu curtes Modest Mouse?” – e o outro respondeu: “Sim, é bacano”

E a mascara da outra caiu logo ali.

Com as etiquetas , , , , , ,

7 thoughts on “mé… mé… mexe-te senão ficamos sem os eurinhos

  1. sónia diz:

    Eu gosto de Mogwai e de Sonic Youth! =)

  2. João Branco diz:

    Eu até vou rimar: então o teu lugar é na RUC!

  3. […] não somos os únicos a lamentarmos as cagadelas d` As Cabras. Na blogosfera há mais, João Branco – bem conhecedor da orgânica da Academia de Coimbra – é […]

  4. sónia diz:

    Ora essa, não é nada! Mas se tal sucedesse, tomá-lo-ía como uma nova experiência. Se me desiludisse também não perdia nada, paciência… (Também rimei!) Eu não gosto de rotular assim as coisas…

  5. João Branco diz:

    Eu nem que me pagassem. O funcionamento e as escolhas que são lá feitas são todas estereotipadas. É aquilo e aquilo mesmo. Quem sai fora dos eixos pré-definidos, sai logo fora do grupo.

  6. joao alexandr diz:

    Na RUC já passei tantas vezes os Mogwai quantas as que passei Modest Mousee nunca ninguém me disse nada (e era o que mais faltava). Isso são desculpas de mau pagador ou de alguém que não conseguiu fazer o curso. Já agora, se achas que “curtes bué” de Modest Mouse é pq tb não deixarias entrar um apreciador de Mogwai na tua rádio não e

    “CURTES!?!

  7. João Branco diz:

    Caro João Alexandre:

    A musica, como uma modalidade da arte, segue a mesma regra das restantes modalidades quando toca a gostos. Os gostos podem ser variados. Cada pessoa tem os seus gostos, cada radialista tem os seus gostos. Se nas rádios mais generalistas, os radialistas são cingidos a passar a mesma playlist como vês na RFM ou na Renascença ou na Comercial, numa rádio independente o radialista pode passar a musica mais de acordo com os seus gostos.

    Eu não estou a criticar o ímpeto de passar com mais frequência Sonic Youth, Mogwai, Modest Mouse, Weezer ou Fischerpooner. Estou a criticar a vossa postura interna na RUC.
    Eu desde que entrei na faculdade, que gostaria de trabalhar na RUC. Sinto-me com capacidade de acrescentar algo de novo à RUC. Nunca me inscrevi no curso porque pura e simplesmente já ouvi vários relatos de quem esteve dentro da secção que não abonaram a favor de uma decisão pessoal de ir o fazer o curso. Eu já estive a ver na vossa página que os cursos começam anualmente em OutubroNovembro e eu desde já pretendo inscrever-me para vocês pelo menos me possam conhecer pessoalmente. E posteriormente para que me possam avaliar se tenho capacidade ou não tenho.

    Este ano, não é por não ter tentado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: