Manobras de inversão?

O Governo Cubano de Raul Castro vai libertar nas próximas horas 52 presos políticos do regime socialista Cubano. Grande parte deles, presos em 2003 no âmbito da “Primavera Negra” de 2003 em que o ditador Fidel Castro ordenou a prisão de 75 opositores do regime.  Alguns dos presos políticos irão abandonar o país rumo a Espanha… Outros irão continuar pelo país. Esta notícia surge após a libertação de Ariel Siegler, um dos mais fortes opositores do regime, que mesmo paraplégico, se encontrava preso há 7 anos. Obviamente por razões de saúde.

A notícia pode ser lida aqui.

Será isto uma manobra de inversão do regime Socialista Cubano com vista ao levantamento dos embargos que ainda estão pendentes sobre o país, uma amostra que os líderes do país querem dar uma mudança no regime ou uma será esta uma decisão que apenas tem como fim atirar areia para os olhos da comunidade internacional à semelhança daquilo que Marcello Caetano fez em Portugal após a saída de Salazar?


Fontes: Público.pt

Com as etiquetas , , , , , ,

4 thoughts on “Manobras de inversão?

  1. Amador diz:

    Ordenou? E eu a pensar que foram condenados num tribunal, com 75 orgãos de comunicação extra-cubanos creditados! Fonte Gramna? No, CNN!

  2. João Branco diz:

    Amador:

    Foram condenados por defenderem os seus ideais políticos? Onde é que está o verdadeiro o ideal da liberdade no meio disso tudo? Achas justo alguém ser condenado a uma pena de prisão só porque está contra a ideologia política de um regime?

  3. Amador diz:

    “Foram condenados por defenderem os seus ideais políticos? Onde é que está o verdadeiro o ideal da liberdade no meio disso tudo? Achas justo alguém ser condenado a uma pena de prisão só porque está contra a ideologia política de um regime?”

    Meu caro, concordo com o que tu dizes, mas a questão é porque foram acusados, quais os delitos e se foram julgados com garantias! Depois não conheço o código penal cubano, mas costumo ser muito céptico a noticias vindas da ilha sobretudo por quem as difunde.

    Depois quando dizes isto “em que o ditador Fidel Castro ordenou a prisão de 75 opositores do regime” – se fosse como disseste nem em sujeitos eram a julgamento, muito menos com jornalistas presentes!

    E aqui é que toco, é a adulteração dos termos! E alguns passarem a mesma cassete à quase 50 anos que Cuba é uma ditadura feroz! Depois outra será que se alguém fosse patrocinado por um governo estrangeiro, e à descarada para deitar abaixo o sistema político só porque não convém ao governo estrangeiro (interesses comerciais) será que concordávamos! E se publicamente dissessem isso!

    Por isso é que coloco em dúvida muito do que se escreve sobre Cuba!

  4. João Branco diz:

    Neste post eu guiei-me sobre um artigo de jornal que vi sobre o caso. É claro que a comunicação social mundial, pode adulterar a realidade de uma determinada situações ou até lutar para minar ou tentar destruir a reputação de um determinado Estado. Cuba, pela notoriedade histórica, sempre foi um dos estados mais afectados pela distorção de informação, pela contra-informação e pela tentativa de gerar um consenso negativo na comunidade internacional por parte da comunicação social. Principalmente por parte da comunicação social norte-americana.

    Com julgamento ou sem julgamento, com ou sem a prática de acções contra as leis cubanas, não podemos esquecer que Cuba é um regime autoritário. Tu próprio sabes isso. Um regime autoriário com todas as suas virtudes e com todos os seus defeitos. E como deves saber, não existe qualquer liberdade nos regimes autoritários. Esse factor conduz a que hajam pessoas que defendem ideologias políticas diferentes das do regime. Logo, existe a possibilidade do estado ordenar que essas pessoas sejam caladas pela via da prisão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: