Onde é que este país vai parar?

“Sr. Engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a foder”

Xutos e Pontapés – Sem eira nem beira

Fazem-se choques tecnológicos e obras públicas com a justificação que é preciso modernizar este país. Não se fazem é previsões se o Estado poderá suportar as despesas destas.

Quem tem que usar uma SCUT para trabalhar paga! Mas corre o risco de ver um cidadão de um concelho vizinho a utilizar a mesma estrada sem ter que a pagar! Aconselho a lerem o curto artigo de opinião de Luis Araújo no Tragédia dos Comuns aqui.

Quem necessita de uma bolsa para estudar, corre o risco ou de a perder para o ano ou de ver a descida da mesma em relação a este ano. Bom artigo do Jornal A Cabra sobre o panorâma dos SASUC para o próximo ano lectivo. Pode ser visto aqui.

Hoje, o governo decidiu aumentar os três escalões do IVA em 1%. Ou seja, este governo ainda vai estrangular mais o poder de compra do Zé Povinho, que coitado, bem estranguladinho ainda vai comprar menos em unidadequantidade nos produtos que costuma comprar. Esta medida vai obviamente afectar os sectores do comércio. Logo, esta medida deverá levar ao fecho de dezenas ou talvez centenas de lojas e restaurantes. Principalmente do comércio tradicional, que não consegue ser competitivo perante a concorrência das grandes superfícies comerciais.

Não sou economista nem matemático. Mas as contas são simples. Até ao final do ano, apenas nesta medida, o Estado Português irá receber uma receita extraordinária de 480 milhões de euros, ou seja, o custo per capita para o povo Português será de mais 36 euros. Uma família normal com 4 membros terá que dispender mais 144 euros para pagar as loucuras de quem está em São Bento.

Tomando como facto que existem famílias que sobrevivem com 2 salários mínimos e idosos que vivem com reformas que nem chegam ao salário mínimo nacional, será uma medida destas justa?

Anúncios
Com as etiquetas , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: