Eu tinha avisado…

“Eu vi que a bola estava lá dentro…” – Foi assim que respondeu o guarda-redes Alemão Manuel Neuer à primeira pergunta dos jornalistas presentes na zona mista do Estádio Mangaung em Bloemfontain. Com esta frase, Neuer sentenciava por completo aquilo que muitos milhões de pessoas tinham visto pela televisão: a bola entrou de facto, a Inglaterra conseguia empatar a partida numa altura em que tomava o ascendente do jogo e numa conjuntura de jogo onde se previa que a Inglaterra “iria partir para cima dos Alemães” em busca do 3º golo ainda antes do intervalo.
Todavia, o árbitro Uruguaio Jorge Larrionda decidiu deixar jogar e o golo não valeu, para desilusão dos jogadores Ingleses que na 2ª parte haveriam de se balancear demais no ataque e assim permitir brechas na defensiva que os Alemães cínicamente transformaram em golo a partir de jogadas de contra-ataque simples e eficazes.

Larrionda já tinha mostrado a sua pouca qualidade enquanto árbitro de futebol. No Portugal vs Costa do Marfim deste ano, sofremos um pouco na pele a falta de critérios deste experiente árbitro Uruguaio. Sim, digo falta de critérios. Larrionda é daqueles árbitros que apita para o lado que lhe calha apitar. Se tiver que prejudicar uma equipa sem qualquer motivo aparente, ele vai prejudicá-la. E neste lance do remate de Lampard, Larrionda e os seus auxiliares erraram de forma grosseira:
1- Um árbitro deve acompanhar de perto as jogadas. O Uruguaio já provou por distintas vezes que não se sabe colocar em campo. Nesta jogada estava distante do lance e por isso decidiu calar-se perante um remate que até eu da televisão vi (sem auxílio a repetições) que tinha entrado.
2- O assistente do ataque Inglês (com um ângulo de visão mais reduzido) estava a seguir a jogada e nada disse perante o lance.

Eu bem tinha avisado que a Alemanha ia ganhar esta eliminatória. Já o previa desde o momento em que tive a certeza que estas duas selecções iriam jogar entre si a passagem aos quartos-de-final. Perante as semelhanças que estas selecções têm ao nível do seu jogo “existe uma diferença que hoje marcou a diferença”: ambas as selecções são rígidas no seu modo de actuar (tácticamente jogam muito coesas de modo a evitar quebras nos vários sectores) ambas as selecções usam e abusam do jogo directo e da sua maior imponência física, ambas as selecções praticam um futebol musculado. No entanto, os Alemães tem algo que os Ingleses não tem: uma disciplina táctica fenomenal, onde cada jogador limita-se a cumprir a sua função e sabe perfeitamente qual é o pedaço de terreno de jogo que lhe cabe. Assim, os Alemães conseguem fazer com que defensivamente não sofram quaisquer tipos de desiquílibrios dos adversários e que no ataque, todas as peças saibam realizar as jogadas do costume de modo a obter a eficácia que é necessária neste tipo de jogos.

Joachim Low foi astuto. Soube aproveitar as lacunas defensivas existentes na defesa Inglesa, principalmente no eixo onde Capello inventou colocando Upson, o pior dos 4 centrais de que dispõe face à ausência de Rio Ferdinand. Capello por seu turno foi pouco inteligente no trabalho que fez com esta selecção Inglesa. Colocar a Inglaterra a jogar com um modelo baseado no futebol Italiano é um erro tremendo. Colocar qualquer selecção Inglesa a jogar num modelo que não seja baseado no próprio estilo Britânico é como tentar ensinar um cão bébé a não urinar no tapete das escadas lá de casa: ele nunca vai obdecer e automáticamente vai voltar a fazê-lo mais tarde ou mais cedo.
Muller e Ozil foram duas peças essenciais na engrenagem montada por Low: tanto moeram a cabeça aos defesas Ingleses que estes “sedentos de golo” aventuraram-se e pagaram caro a factura.

Lineker tinha mesmo razão: “o futebol é onze contra onze mas no final quem vence é a Alemanha”

Com as etiquetas , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: