NBA Draft 2010

O director executivo da National Basketball Association (NBA) David Stern apresenta ao mundo John Wall, jovem base da Universidade de Kentucky que foi ontem oficializado como o #1 do draft deste ano tendo sido escolhido pelos Washington Wizards.

De apenas 19 anos, este base conseguiu uma média de 16.6 pontos, 6,5 assistências e 4,3 ressaltos na sua época de estreia no Campeonato Universitário Norte-Americano (NCAA) pela Universidade de Kentucky.

Para finalizar deixo a pergunta da praxe: será esta foto o prenúncio do nascimento de mais uma vedeta da NBA?

Com as etiquetas , ,

4 thoughts on “NBA Draft 2010

  1. Mário Ferreira diz:

    ainda não percebi muito bem como funciona o draft. afinal o que é isso? é que tambem o há no FM na Liga Americana 🙂

  2. João Branco diz:

    Mário para ser simples:

    É assim, basicamente são seleccionados alguns jogadores que se destacam tanto na Liga Universitária, nas outras Ligas Profissionais Norte-Americanas e nas Ligas de todo o mundo.
    Numa 2ª fase, os clubes que não vão aos playoffs são os primeiros a escolher (para reequilibrar a Liga ao nível de talentos) e num primeiro sorteio metem-se milhares de bolinhas sendo que a cada das 14 equipas que ficam de fora dos playoffs é determinada uma fracção de bolas do que teve pior score na época passada até ao “pior dos piores”. Nesse sorteio, os directores tiram as bolas da cor da sua equipa à vez (sabendo que há equipas que tem mais) e o primeiro a tirar duas bolas da sua cor é o primeiro a escolher e por aí adiante.

    Numa 2ª fase (escolhas 16 a 30 ) entram as equipas que foram eliminadas nas primeiras rondas dos playoffs até ao campeão que neste caso são os LA Lakers.

    Na 2ª ronda (escolhas 30 a 60) é a chamada ronda de draft vinda de negociações, onde as equipas escolhem jogadores, mas poderão ter que os enviar para outras equipas devido a acordostrocas de jogadores que envolveram escolhas de draft. “Por isso é que vais ao site da NBA, vês a lista de draft e podes ver X jogador escolhido por Washington com algo a dizer via Miami. Isso significa que aquele jogador vai para Washington mas foi escolhido pelos Heat.

    Quanto à escolha específica dos jogadores, os directores desportivos das equipas já tem alvos especificados (até porque os atletas já começam a ir treinar às equipas antes do draft) e consoante as escolhas das outras equipas vão tomando as suas opções.

    Espero ter sido sucinto.

  3. Mário Ferreira diz:

    percebi embora achei um bocadinho confuso mas acho que tinha piada fazerem isso aqui na Liga Sagres e Vitalis com a 2a B, não?

  4. João Branco diz:

    Talvez sim para dar uma oportunidade de profissionalismo a jogadores amadores portugueses com qualidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: